domingo, 28 de fevereiro de 2010
Madeira: 42 mortos e 8 desaparecidos
Estragos causados pelas inundações no Funchal.
O Governo Regional da Madeira confirmou à agência Lusa, esta sexta-feira, o número de 42 mortes e 8 desaparecimentos, relativamente às vítimas do temporal que se fez abater sobre a ilha no passado fim de semana.
Uma nova vítima mortal apareceu esta sexta-feira, no concelho do Funchal, e outras nove que estavam desaparecidas, foram encontradas, de acordo com a porta-voz do Governo Regional, Conceição Estudante.
A partir da próxima segunda-feira espera-se que todos os serviços públicos voltem à normalidade. Resta saber quais as escolas que iram reabrir.
Neste momento, o valor dos prejuízos apontam para 1,4 mil milhões de euros de perdas em toda a ilha.
-Correio da Manhã
Terra tremeu no Chile
Um sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter abalou hoje o Chile. A zona histórica de Santiago, a capital do país, foi uma das áreas mais afectadas, onde vários edifícios ruíram.
-RTP
"Encobrimento"
"Hoje acho que há uma conivência do poder judicial com o poder político. Mas penso que se pode dizer mais, há encobrimento do poder político pelo poder judicial. Há factos suficientes para se poder afirmar que há encobrimento", afirmou o director do semanário Sol, José António Saraiva, perante a Comissão de Ética do Parlamento.
-RTP
Cavaco Silva visita Ribeira Brava
O Presidente da República visitou locais afectados pelo temporal que sábado assolou a ilha da Madeira. No final, Cavaco Silva salientou o espírito de entreajuda dos madeirenses, mostrou-se impressionado com a destruição mas esperançado "na reconstrução".
-RTP
Tragédia grega
Um grupo de cerca de 200 sindicalistas bloqueou o acesso à sede da Bolsa de Atenas, na periferia da capital da Grécia. A acção, que conta com o apoio do Partido Comunista, visa contestar as medidas de austeridade orçamental implementadas pelo Governo de George Papandreou.
-RTP
Um após outro
Felícia Cabrita, jornalista do Sol que tem assumido a investigação do semanário sobre o caso Face Oculta, responde às solicitações dos órgãos de comunicação após o seu depoimento na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura. Ao fundo, Armando Vara, administrador do BCP com funções suspensas pela sua qualidade de arguido no processo Face Oculta, ruma à mesma comissão, onde se buscam respostas sobre a liberdade de expressão em Portugal.
-RTP
Recorde de visitantes online ao mesmo tempo no site!
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Print Screen feito no Google
Bem, agora até parece que tenho a sensação de que estou demasiado exposto, e também deve ser por coisas como estas que eu recebo quase um e-mail de spam por minuto!
Mas no fundo é positivo porque tenho montes de publicidade de graça para o blog!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Scary Maze prank - The Original
Joguem vocês mesmos:
http://tinyurl.com/thescarymaze
Creepy Grudge Ghost Girl in the Mirror!
GIRL ATTACKED BY DEMON!! Caught on surveillance camera
Importante! (FeedBurner arranjado)
domingo, 21 de fevereiro de 2010
KFC Black Metal Commercial
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Death Note (download)
Filmes > Death Note - Live Action > Death Note - Live Action
Episódios Completos > Death Note > Death Note 01 - Renascer
Episódios Completos > Death Note > Death Note 02 - Confronto
Episódios Completos > Death Note > Death Note 03 - Acordo
Episódios Completos > Death Note > Death Note 04 - Perseguição
Episódios Completos > Death Note > Death Note 05 - Diplomacia
Episódios Completos > Death Note > Death Note 06 - Desligamento
Episódios Completos > Death Note > Death Note 07 - Tentação
Episódios Completos > Death Note > Death Note 08 - Horizonte
Episódios Completos > Death Note > Death Note 09 - Contato
Episódios Completos > Death Note > Death Note 10 - Suspeita
Episódios Completos > Death Note > Death Note 11 - Conflito
Episódios Completos > Death Note > Death Note 12 - Esconderijo
Episódios Completos > Death Note > Death Note 13 - Confissão
Episódios Completos > Death Note > Death Note 14 - Amigo
Episódios Completos > Death Note > Death Note 15 - Jogo
Episódios Completos > Death Note > Death Note 16 - Decisão
Episódios Completos > Death Note > Death Note 17 - Execução
Episódios Completos > Death Note > Death Note 18 - Sociedade
Episódios Completos > Death Note > Death Note 19 - Matsuda
Episódios Completos > Death Note > Death Note 20 - Paliação
Episódios Completos > Death Note > Death Note 21 - Atividade
Episódios Completos > Death Note > Death Note 22 - Guia
Episódios Completos > Death Note > Death Note 23 - Clímax
Episódios Completos > Death Note > Death Note 24 - Ressurreição
Episódios Completos > Death Note > Death Note 25 - Silêncio
Episódios Completos > Death Note > Death Note 26 - Reencarnação
Episódios Completos > Death Note > Death Note 27 - Abdução
Episódios Completos > Death Note > Death Note 28 - Impaciência
Episódios Completos > Death Note > Death Note 29 - Pai
Episódios Completos > Death Note > Death Note 30 - Justiça
Episódios Completos > Death Note > Death Note 31 - Transferência
Episódios Completos > Death Note > Death Note 32 - Escolhido
Episódios Completos > Death Note > Death Note 33 - Desdém
Episódios Completos > Death Note > Death Note 34 - Espreita
Episódios Completos > Death Note > Death Note 35 - Sanguinolência
Episódios Completos > Death Note > Death Note 36 - 28/01
Episódios Completos > Death Note > Death Note 37 - Novo Mundo
Anime Songs (MP3) > Death Note > Death Note ED1 - Alumina
Anime Songs (MP3) > Death Note > Death Note ED2 - Zetsubou Billy
Anime Songs (MP3) > Death Note > Death Note OP1 - World OP
Anime Songs (MP3) > Death Note > Death Note OP2 - What´s Up People
(Tudo retirado de animetotal.com)
YouTube comemora cinco anos
O YouTube comemora hoje cinco anos. O site de partilha de vídeos foi criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin.
O primeiro vídeo foi colocado a 23 de Abril de 2005, e mostrava o co-fundador do site, Karim, a visitar o Jardim Zoológico de San Diego. Os quatro fundadores sentiram a necessidade de criarem um espaço onde qualquer pessoa pudesse partilhar os seus vídeos com o resto do mundo. Foi então que surgiu o youtube.com.
O YouTube é um dos sites de partilha de vídeos mais populares do mundo e em Outubro do ano passado, celebrou 1 milhão de visitas por dia.
-Jornal de Negócios
Sistema MeeGo é a fusão das plataformas Maemo e Moblin
As primeiras versões do novo sistema estarão disponíveis no segundo semestre de 2010 e rodarão numa vasta gama de dispositivos móveis, de telemóveis a sistemas embarcados, passando pelos PDAs, MIDs, TVs Digitais e netbooks, fabricados pela Nokia e também por outros clientes Intel.
Segundo as empresas, os interessados na plataforma MeeGo, baseada no Linux, poderão contar com o suporte do Intel App Center para o desenvolvimento de aplicações que serão disponibilizadas aos utilizadores finais através da Ovi Nokia Store. Para facilitar, a Nokia avisa que a próxima versão do Maemo será 100% compatível com o MeeGo.
O MeeGo usa o núcleo Moblin, considerado até aqui o sistema operacional de inicialização mais rápida que se tem notícia: 2 segundos. A combinação com o Maemo vai possibilitar o uso de ambientes bastante usados no desenvolvimento de aplicações móveis como o Qt.
-Diário Digital
Sob os holofotes da União Europeia
Há 11 anos como Governador do Banco de Portugal viu o papel da supervisão posto em causa em casos como o BCP, BPN e BPP. Sempre defendeu que o Banco de Portugal exerceu da melhor maneira o seu papel de supervisão. Cabe-lhe a partir do próximo dia 1 de Junho exercer a supervisão dos bancos europeus no seu cargo de Vice-Governador do Banco Central Europeu. Ao seu currículo soma-se mais um cargo de prestígio inquestionável. Portugal vê assim, depois de José Manuel Durão Barroso e de António Guterres, mais um seu cidadão num importante cargo internacional.
-RTP
Nas bancas
Cento e trinta mil exemplares esgotados em duas horas. Apesar da providência cautelar interposta por Rui Pedro Soares, administrador executivo da Portugal Telecom, o semanário Sol saiu para as bancas com novos dados sobre o alegado plano do Governo de José Sócrates para controlar órgãos da comunicação social. A procura levou a direcção do jornal a fazer sair uma segunda edição no mesmo dia.
-RTP
Da prisão para a eternidade
11 de Fevereiro de 1990. Nelson Mandela, lider histórico do ANC (Congresso Nacional Africano), era libertado do centro correccional de Drakenstein (antiga prisão Victor Verster), após 27 anos de encarceramento condenado pela sua luta contra o Apartheid. Coube-lhe a histórica e difícil missão de liderar como primeiro Presidente eleito a transição para um regime multiracial. Conseguindo unir a Nação (de várias raças) e evitar confrontações que outros em África não conseguiram evitar, Nelson Mandela, (Mandiba como é conhecido na sua tribo) gravou a letras de ouro o seu nome nos livros de história.
-RTP
O Presidente e a sua equipa aprovados em Estrasburgo
O Presidente da Comissão Europeia apresentou esta terça-feira a sua equipa de 27 comissários europeus no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. O colégio de deputados europeus deu luz verde à equipe de Durão Barroso com 488 votos a favor, 137 contra e 72 abstenções.
-RTP
Estudo: europeus gastam 10,5 milhões por ano em medicamentos contrafeitos
Um estudo realizado pela Numwood para a empresa de laboratórios farmacêuticos Pfizer revela que os europeus gastam, por ano, cerca de 10,5 milhões de euros em medicamentos contrafeitos.
De acordo com o Jornal de Notícias, 21 por cento dos europeus admite já ter recorrido à compra de medicamentos a entidades ilícitas. Estas compras são feitas sobretudo através da internet, sendo que a rapidez é a razão que leva mais de 33 por cento dos inquiridos a comprar medicamentos contrafeitos, enquanto 39 por cento das pessoas fazem-no para economizar.
Alemanha, Espanha e Itália são os países que mais recorrem a este processo, nomeadamente em medicamentos para a perda de peso, gripe e problemas de erecção.
O estudo recorda que entre 50 a 90 por cento dos medicamentos obtidos através da internet são falsificações, contendo substâncias nocivas à saúde das pessoas, como veneno para ratos ou ácido bórico.
-A Bola
Reconstrução do Haiti vai custar 10.000 milhões de euros
Graffitti do palácio presidencial destruído pelo sismo (Ivan Alvarado/REUTERS).
“A despesa da reconstrução de casas, escolas, ruas e outras infraestruturas no Haiti poderá chegar a 14.000 milhões de dólares”, disse o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), cuja sede é em Washington.
Os desgastes causados pelo catástrofe situam-se entre os 8000 e os 14.000 milhões de dólares, afirmaram de igual modo os peritos do BID.
Tais números, quando equacionados com o número de habitantes e com a economia do pequeno país das Caraíbas, fazem deste tremor de terra a pior catástrofe natural das últimas décadas.
Oficialmente, pelo menos 217.000 pessoas morreram no sismo e mais de um milhão ficaram desalojadas.
-Público
O faraó Tutankamon terá morrido de malária cerebral
Reconstrução de como seria o aspecto do rei Tutankamon (REUTERS).
Testes de ADN à múmia revelaram a presença do parasita Plasmodium falciparum, que causa a malária — o que não é surpreendente num local como o Vale do Nilo, que sofre inundações periódicas. E análises a 11 outras múmias, com técnicas semelhantes às que permitem estabelecer as relações de parentesco, levaram os cientistas a estabelecer relações familiares ao longo de cinco gerações da linhagem de Tut, entre as quais o seu pai, a sua mãe e avó.
A investigação, publicada na revista científica Journal of the American Medical Association, foi dirigida por Zahi Hawass, o responsável do Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias, com cientistas do Egipto, Alemanha e Itália.
Tutankamon apresenta indícios de sofrer de doença de Koheler do tipo II, que afecta os ossos e não lhe teria causado a morte. Mas sofria também de necrose avascular, que resulta da perda da provisão de sangue aos ossos: sem ele, os ossos morrem.
-Público
Ídolos: Bem-vindos à gala mais esperada
Filipe Pinto e Diana Piedade (Raquel Esperança).
A chegada aos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, estava marcada para as 21h30. "Vocês não vão acreditar na confusão que está. São 1500 pessoas. O estúdio nunca esteve tão cheio." Nuno Silva, da produtora Fremantle, conduz os jornalistas por entre uma multidão à pinha. Normalmente costumam receber em estúdio um terço das pessoas. Vieram em autocarros, de carro ou como podiam. O ambiente, dentro e fora do edifício, é o de um concerto de grandes estrelas.
Há uma barreira para salvaguardar ocupações de palco com fãs espalmados contra o ferro. Máscaras de Carnaval misturam-se com t-shirts de apoio aos concorrentes Filipe e Diana. Há muitos gritos, máquinas fotográficas e telemóveis em riste, preparados para disparar.
Os apoiantes dos dois concorrentes dividem-se pelas bancadas à pinha: os cartazes por Filipe do lado esquerdo, o coro a gritar por Diana do lado direito. De Matosinhos vieram dois autocarros, patrocinados pelo ex-autarca Narciso Miranda e pela Associação Narciso Miranda-Matosinhos Sempre. Aliás, o ex-autarca é figura habitual das galas, em apoio a Filipe Pinto, natural da terra.
Há ainda público em pé, a vibrar. Aí misturam-se os cartazes e as t-shirts de apoio a ambos os candidatos a ídolos. Há os que olham em redor, perdidos no meio do caos, e os que já tratam cada um dos elementos da equipa de produção pelo nome, como se fossem amigos, e conseguem furar para alcançar locais tão interditos como cobiçados. Esses são os clientes do costume. O calor é muito. Há garrafas de água para todos.
Leonor Cunha, 14 anos, esteve em todas as galas do Ídolos. Veio de Vila Franca de Xira. Os pais trouxeram-na - e a uma série de amigas - como quem traz os filhos à discoteca ao sábado à noite. Depois passam para as vir buscar à hora que for. "Sim, é como se viéssemos à discoteca", reconhece Leonor, muito loura, enquanto duas das sete amigas que a acompanham discutem sobre o correcto apelido de uma delas: "Não é nada Ribeiro Telles! É Bastos, não sejas mentirosa!" Leonor afirma que é a segunda vez que vê aquela barreira entre o público e o palco. "Costumávamos ficar de pé, mas dava para ir para o camarote VIP."
Leonor explica como tudo se processa: "Quando entram o João [Manzarra] e a Cláudia [Vieira] começamos a bater palmas. E temos de bater palmas a todos. Não só àqueles de quem gostamos mais. Está mais ou menos combinado com o Betão", diz a adolescente sobre o trabalho prévio combinado com o animador que põe a multidão a vibrar. Ali não há figurantes. "Nunca pagamos a ninguém", frisa Ana Torres, a produtora responsável pelo Ídolos, alma da máquina das galas.
"Consegues ver, amor?"
As 22h00 aproximam-se. Está na hora da grande finalíssima. Houve-se Let"s Get It Started, dos Black Eyed Peas. E é então que João Manzarra, o apresentador-sensação desta terceira edição dos Ídolos portugueses, entra no palco em grande apoteose: "Ena, vieram todos!", lança o apresentador. O público, bem instruído, responde ao sinal de Betão com uma salva de palmas. "Bem-vindos à gala mais esperada da televisão em Portugal!"
A grande final é anunciada como um combate. Os dois concorrentes, Filipe e Diana, entram de robe de cetim azul, como opositores em pleno ringue de boxe. Os gritos são uma constante: "Diana, Diana!" - de um lado. "Filipe, Filipe!" - do outro. "Consegues ver, meu amor?", pergunta uma mãe preocupada a uma das muitas crianças pequenas que enchem as bancadas. E há quem já boceje: "Amanhã não tens escola, dormes até ao meio-dia", diz outro pai.
Diana aparece de vestido preto, com as botas do costume. Filipe de calças pretas e camisa de quadrados, estilo "grunge". Em dia de namorados, Manzarra promete só canções românticas. A primeira vai ter Laurent Filipe, membro do júri do programa, ao trompete, e Filipe e Diana cantam juntos Summertime. Depois ela, de quem o implacável júri do concurso disse que era "a melhor concorrente" que alguma vez viu, cantaria - sentada num banco alto e em tom intimista - Lover, You Should"ve Come Over, de Jeff Buckley, seguido do frenético Mercy, de Duffy. Ele, de quem disseram ter "uma voz abençoada, com capacidades únicas em Portugal", cantou Letting The Cables Sleep, dos Bush, e Betterman, dos Pearl Jam.
Na plateia há quem orquestre o coro de gritos de apoio e ordene: "Pessoal! Toca a votar com os telemóveis." O concorrente que recebesse mais mensagens de apoio seria o "novo ídolo" de Portugal. O suspense apertava.
A única altura, para além dos intervalos, em que a plateia acalma, é durante a actuação dos GNR com o sucesso de há quase 20 anos Sangue Oculto. O público maioritariamente adolescente não vibra. Os poucos pais presentes pulam aqui e ali. Rui Reininho enumera no final os argumentos que um ídolo deve reunir: "Cortesia, persistência e sorte. Ah, e boas cunhas, também é importante neste país."
Arma da SIC
Já na terceira edição, o Ídolos da SIC continua a ser uma arma da estação em termos de audiências, com resultados acima do milhão de espectadores todos os domingos. Mas é o próprio director de programas, Nuno Santos, a reconhecer que, apesar do programa de caça-talentos ter revelado fenómenos como Luciana Abreu (na segunda edição), foi esta terceira edição que teve mais impacto mediático e melhores resultados: "Tivemos uma equipa de produção muito competente e um júri estimulante e equilibrado. Mas, acima de tudo, tivemos um excepcional grupo de concorrentes."
Nuno Santos acrescenta: "Não é fácil encontrar um programa com este impacto. Mas, para quem não acreditou que, depois do fim de Gato Fedorento, seria possível superar aqueles resultados de audiências, esta é a resposta."
Ana Torres sabe bem o número de pessoas envolvidas na gala da final: "Sei porque distribuí 140 senhas de refeição. É esse o número de pessoas da equipa", diz sobre os que participaram num dia que começou às 10h30 e acabou pelas 2h00 do dia seguinte. Dez câmaras - mais duas do que o habitual noutras galas - e muito fogo-de-artifício são componentes de espectáculo que Ana Torres decidiu introduzir depois de ter passado a contactar com a produção do Ídolos no Brasil. "Termos música ao vivo e concorrentes a cantar sem truques faz toda a diferença. Este público jovem não papa qualquer coisa. E daqui para a frente só se formos para um estádio, com os apresentadores a chegarem de helicóptero." Confessa que isto é uma espécie de sonho.
Mas, apesar de todo o espectáculo montado pela produção, também ela frisa que o segredo do sucesso desta edição do Ídolos é outro: "O grande segredo deste ano são os concorrentes. Tinham muita personalidade e cultura musical."
Chegado o momento do grande anúncio, João Manzarra e Cláudia Vieira abrem o tradicional envelope: "E o próximo ídolo de Portugal é... Filipe!" Lança-se o fogo-de-artifício, os papelinhos prateados esvoaçam por todo o lado. E há muitas lágrimas e palavras embargadas. A euforia instala-se do lado esquerdo da plateia, com chapeús-de-chuva a rodopiar.
Filipe tem um bilhete para a London Music School, onde vai ter aulas. Diana confessa ter uma ou duas propostas que vai avaliar. E vai leiloar as botas de estimação para ajudar o Haiti. Os dois desaparecem na confusão. É tempo de desmontar a festa. Nuno Santos promete nova edição, o mais tardar, para 2011.
-Público (Ana Machado)
Google Buzz altera política de privacidade
Depois das várias críticas apontadas ao novo serviço da Google, a rede social Buzz, a empresa norte-americana alterou a sua política de privacidade face às preocupações levantadas, segundo o portal da CNN.
O Google Buzz, lançado terça-feira, está integrado no correio electrónico Gmail. Inclui uma funcionalidade que permite que os contactos de cada utilizador sigam e sejam seguidos automaticamente. Do que os utilizadores não gostaram foi do facto de os seus contactos terem ficado públicos antes mesmo de terem criado um perfil no Buzz.
«Ouvimos o que vocês pensam muito claramente e desde que lançámos o Google Buzz que estamos a trabalhar em contra-relógio para responder às vossas preocupações», afirmou Todd Jackson, gestor do Gmail e do Google Buzz, numa publicação de sábado.
Também vai haver alterações no que toca à ligação com os álbuns públicos de fotografias Picasa e com os itens partilhados do Google Reader dos utilizadores, que vai deixar de ser automática.
Vai ser criada uma aplicação para que os utilizadores possam ocultar o Buzz do Gmail ou mesmo desligar o sistema. Segundo Jackson, Google vai continuar a implementar as alterações que forem necessárias, com base nas reacções dos utilizadores.
Na semana passada, a Google disse que durante os dois primeiros dias, o Buzz atraiu mais de dez milhões de utilizadores, que criaram mais de nove milhões de comentários e publicaram mais de 200 entradas por minuto em todo o mundo.
O Buzz, com funções semelhantes às Facebook, a estreia da Google no mundo das redes sociais. A diferença do Google
Buzz em relação a outras redes sociais é que permite convidar cibernautas que não sejam utilizadores do Gmail.
-TVI
Quer dar conselhos a Obama? Veja como pode candidatar-se
Barack Obama está à procura de um especialista para «tomar conta» do seu estado virtuais. O presidente norte-americano quer alguém sempre disponível para actualizar o seu estado no Facebook, no My Space e no Twitter.
Deixe a sua candidatura aqui
Conhecido pela campanha que fez na Web, Barack Obama quer continuar a aproveitar o sucesso da tecnologia e das redes sociais. O líder norte-americano avisa desde já os candidatos ao cargo que este não será um trabalho das 09:00 às 17:00, ou seja, é um emprego duro que exige grande capacidade de organização e um forte instinto.
Este «gestor de redes sociais» será responsável pela gestão das páginas do presidente, do Comitê Nacional Democrata e da Organização para a América, grupo que dirige a agenda de Obama a nível local.
O objectivo é criar mensagens fortes que alcancem as pessoas nos meios onde elas se sentem mais confortáveis, tudo isto, na hora certa, no momento oportuno.
O fenómeno das redes sociais atinge cada vez mais a vida política. Muitos são já os líderes que têm uma conta no twitter para comunicar com os seus eleitores. Gordon Brown, é um exemplo. E Obama vai continuar a apostar nas novas tecnologias para chegar às massas.
-IOL Diário
A tragédia de Hal poderia ter sido evitada? A Bélgica teme que sim
BRUXELAS — Uma questão lancinante perturbava a Bélgica no dia seguinte da tragédia ferroviária de Hal, subúrbio de Bruxelas, que causou a morte de 18 pessoas e fez dezenas de feridos: "o drama poderia ter sido evitado?"
Desde a noite de segunda-feira, o director da Infrabel, administradora da rede ferroviária belga, Luc Lallemand, destacou que o trem incriminado não estava equipado com o sistema automático que bloqueia o comboio no caso de ultrapassagem de um sinal vermelho.
Para ele a colisão "poderia", então, "ser evitada".
Traduzindo sua emoção colectiva, maquinistas da SNCB, Sociedade Nacional de Estradas de Ferro belgas iniciaram nesta terça-feira uma greve surpresa, amplamente seguida, em reacção ao acidente de Hal no qual um de seus colegas morreu, assim como 17 passageiros.
Os grevistas denunciam uma degradação de suas condições de trabalho, causadas, segundo eles, pela usura dos dirigentes e a fadiga dos trabalhadores.
Houve erro humano, pane técnica ou combinação dos dois?
Segundo a imprensa local, se sua distracção foi fatal, a responsabilidade pela catástrofe não cabe apenas ao maquinista.
A suspeita geral recai sobre a falta de investimento na segurança da rede ferroviária belga mais do que a uma falta individual.
A SNCB, certamente, previu equipar todos os seus trens com o sistema de bloqueio, -como é o caso de países vizinhos como a França- mas, sem dúvida por motivos orçamentários, será apenas em 2013 que o programa, lançado em 2005, deverá estar concluído.
Segundo seu director Marc Descheemaecker, "em 2005, havíamos optado por nosso próprio sistema e decidido equipar todos os trens, mas isto não pôde ser feito de uma única vez", justificou.
Para o jornal popular Het Laatste Nieuws, a resposta é clara: "nada se aprendeu com a catástrofe precedente", acontecida em Pécrot, no dia 27 de Março de 2001. Na ocasião, outros dois trens entraram em choque frontal, fazendo oito mortos.
-Copyright © 2010 AFP.
"Reacções nos posts"
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Estará a ETA instalada em Portugal?
Foi nesta casa situada na cidade de Óbidos que após denúncia policial foi encontrado abundante material explosivo que as autoridades policiais atribuem à ETA. Referida ultimamente a possibilidade de a ETA ter bases em Portugal, a descoberta deste alegado refúgio e a fuga de dois condutores que não pararam num auto-stop policial, levanta mais uma vez a possibilidade de aquele movimento que luta pela independência da província Basca utilizar o território português para instalar as suas bases de retaguarda.
-RTP
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Cavaco Silva em silêncio sobre alegado plano para o isolar
A imprensa deste sábado vem acrescentar novos dados revelados pelas escutas do processo "Face Oculta".
O "Correio da Manhã" escreve na edição deste sábado que o primeiro-ministro José Sócrates e o consultor do BCP Armando Vara tinham planos para "condicionar e constranger" a actuação do Presidente da República (utilizando, para tal, interesses do genro), controlar os meios de comunicação social e usar verbas de empresas públicas em benefício do PS.
O objectivo último dos dirigentes socialistas seria, ante a probabilidade de perda da maioria absoluta, provocar eleições antecipadas em 2011. Este facto foi, segundo o "Correio da Manhã", detectado pelos magistrados do caso "Face Oculta". As escutas revelaram ainda referências insultuosas ao Presidente da República e à líder do PSD.
Também o jornal "i" refere, este sábado, que Cavaco Silva se prepara para recolher informações sobre o caso. O Presidente da República poderá chamar o Procurador-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça ao Palácio de Belém.
Em Idanha-a-Nova, Cavaco Silva recusa fazer declarações sobre o tema em nome da "tranquilidade" do país, mas afirma que Portugal é um estado de direito e que todos têm de respeitar a lei, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa.
Já ontem o semanário "Sol" noticiava a existência de "indícios muito fortes" do envolvimento do primeiro-ministro no negócio da compra da TVI pela Portugal Telecom, para condicionar a informação da estação de Queluz, assim como afastar Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz.
Nos extractos do despacho do juiz de Aveiro, que foram a fonte da notícia, constam transcrições de escutas telefónicas envolvendo Armando Vara, então administrador do BCP, Paulo Penedos, assessor da PT, e Rui Pedro Soares, administrador executivo da PT.
O PSD solicitou à Comissão Parlamentar de Ética uma análise sobre a liberdade de expressão em Portugal, envolvendo a audição de directores de órgãos de informação nacionais.
Em entrevista à RTPN, o ministro dos Assuntos Parlamentares assegurou que o Governo está de consciência tranquila. Jorge Lacão também criticou quem alimenta manobras de diversão.
"Eu não quero contribuir para manobras de diversão" que afastem os cidadãos "do combate" à crise e ao desemprego. O ministro afirmou que a agenda do Governo coincide com a resolução dos problemas do país e sublinha: "o Governo não tem de dar explicações em matérias em relação às quais não tem nada que lhe pese na consciência".
PGR anuncia inquérito a divulgação de despacho
Apesar de as escutas divulgadas pelo semanário "Sol" não serem as que o presidente do Supremo Tribunal de Justiça decretou a destruição, o procurador-geral da República ordenou o inquérito à divulgação do despacho do juiz de Aveiro.
O magistrado reiterou que vai cumprir escrupulosamente a ordem de Noronha do Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, mas espera pelo expediente necessário.
O magistrado de Aveiro esclareceu que a divulgação das escutas pelo jornal não constituiu um crime de desobediência, uma vez que não são conversas abrangidas pelo despacho de Noronha do Nascimento.
Na sequência das notícias publicada ontem, o jornal "Sol" será alvo de duas investigações: uma da Procuradoria-Geral da República, outra da Procuradoria distrital de Coimbra.
A notícia do "Sol" não altera "absolutamente nada" do que ficou decidido nos despachos", lia-se numa nota do gabinete de Pinto Monteiro. O procurador alegava não existir qualquer fundamento jurídico e que as questões relacionadas com as escutas foram "decididas em definitivo pelos despachos" do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça já transitados em julgado.
Noronha do Nascimento considerou nulas as escutas em que o primeiro-ministro foi interceptado em conversas com Armando Vara, arguido do processo "Face Oculta", que envolve alegada corrupção e empresas do sector empresarial do Estado.
"As consequências jurídicas da divulgação feita pela comunicação social serão tiradas oportunamente", tendo para o efeito sido ordenada a abertura de inquéritos, acrescenta a PGR.
No âmbito da investigação ao caso "Face Oculta" foram constituídos 18 arguidos, incluindo Armando Vara, ex-ministro do PS e vice-presidente do BCP, que suspendeu as funções, José Penedos, presidente da REN - Redes Elétricas Nacionais, suspenso de funções pelo tribunal, e o seu filho Paulo Penedos, advogado da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA. A empresa está no centro da investigação e o seu proprietário, Manuel Godinho, é o único dos 18 arguidos que está em prisão preventiva.
-RTP
OCDE vê sinais de recuperação na economia Portuguesa
O relatório e feito com base nos CLIs (Composite Leading Indicator), indicadores que são usados para tentar identificarem sinais antecipados de mudanças nos ciclos de crescimentos.
Para efectuar uma leitura correcta são considerados quatro cenários a partir do cálculo do CLIs:
•Expansão - Quando existe um aumento do índice, acima da tendência histórica;
•Retracção - Queda do índice abaixo da tendência;
•Recuperação - Aumento, mas num nível inferior à tendência histórica;
•Desaceleração - Queda, mas acima da tendência.
Portugal subiu em Dezembro pelo nono mês consecutivo e ultrapassou pela primeira vez, desde pelo menos há um ano, a barreira dos 100 pontos, que corresponde à média de longo prazo, apontando para o prosseguimento de uma trajectória de recuperação económica.
No caso de Portugal, de 99,90 em Novembro passou para 100,92 em Dezembro (último mês para o qual há dados disponíveis). Em Dezembro de 2008, o indicador cifrava-se em 93,47 pontos.
No WTI, a supremacia de Mariusz Ganczar contínua com ganhos de 3159 %, sendo seguido por Hristo Grivnev em segundo lugar com ganhos de 209% e em terceiro lugar Szabó Barnabás György com 184%.
-Visão
Gripe A fez crescer mortes entre crianças na Europa
Apesar de a gripe A estar a matar menos do que a gripe sazonal, o vírus H1N1 fez aumentar a mortalidade entre as crianças, indica um estudo publicado na revista Eurosurveillance, com base em dados preliminares de sete países europeus. Em Portugal, morreram seis crianças com gripe A. As autoridades de saúde não têm dúvidas de que esta doença afectou muito mais os jovens até aos 15 anos e admitem que tenha tido impacto na mortalidade, mas dizem que ainda não há dados.
É muito difícil fazer comparações com anos anteriores, diz a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas. "Nos outros indicadores todos seguimos as tendências internacionais mas é quase impossível avaliar este", explica. Isto porque as vítimas da gripe sazonal são estimadas a partir do excesso de mortalidade registado na época de gripe. Sabe-se que morrem muito mais idosos, mas não há dados por idades.
Este ano, pela primeira vez, fez- -se uma vigilância muito apertada, explica a epidemiologista Cristina Furtado, do Instituto Ricardo Jorge. E não há dúvidas de que o H1N1 afectou muito mais crianças do que a gripe sazonal.
Estatísticas internacionais divulgadas pela Organização Mundial de Saúde mostram que 60% dos doentes que precisaram de ser internados tinham menos de 19 anos. E, nos EUA, o Centro de Controlo de Doenças de Atlanta calcula que a gripe causou dez vezes mais mortes entre as crianças do que a sazonal em anos anteriores.
Os resultados preliminares do estudo publicado na revista do Centro Europeu de Controlo de Doenças indicam que morreram mais 28% de crianças entre os 5 e os 14 anos em sete países (Bélgica, Dinamarca, Grécia, Malta, Holanda, Suécia, Suíça) e uma região alemã, Hesse, entre o início de Julho e o final do ano - o que corresponde a apenas 77 casos. Mas os resultados devem ser analisados com cautela, alertam os autores. Por um lado, porque o número de mortes até aos 14 anos é muito baixo e é fácil um pequeno aumento ter grande impacto; por outro, não há certeza de que o excesso de mortes se deva à gripe A, embora não tenham encontrado outra razão.
Pelo contrário, analisando o impacto em toda a população, houve menos mortes este Inverno pela pandemia do que houve nos outros devido à gripe sazonal. O mesmo se passou em Portugal, indica a epidemiologista Cristina Furtado. A explicação é simples, diz: o H1N1 atingiu sobretudo pessoas mais jovens e, por isso mesmo, mais capazes de resistir. Enquanto o vírus da gripe vulgar afecta os idosos, que têm muitas vezes outras doenças, e acabam por ter mais complicações e morrer. Só que este ano o vírus predominante foi o H1N1 e quase não circularam outras estirpes.
Cristina Furtado salienta ainda que 80% das vítimas tinham outros problemas de saúde, incluindo as mais novas - cinco das seis crianças que morreram tinham outros problemas associados. Pelo que "a vacinação poderia ter evitado muitas mortes", acrescenta, incentivando os doentes de risco a tomarem a vacina e os pais a imunizarem as crianças para eliminar o risco que ainda existe.
-Diário de Notícias (Patrícia Jesus)
Mão Morta revisitados em tempo de comemorações
Reedição dos quatro primeiros álbuns abre ano em que comemoram 25 primaveras.
Há muito descatalogados e a pedido de inúmeras famílias (leia-se fãs), os Mão Morta dão o tiro de partida nas comemorações de vinte e cinco anos de carreira com a reunião, numa caixa intitulada Mão Morta 1988-1992, dos quatro primeiros álbuns, editados precisamente durante esse período.
"Havia uma grande procura e era nossa vontade manter os títulos disponíveis. Editámo-los todos em conjunto porque recuperar as ideias gráficas originais era interessante", justificou Adolfo Luxúria Canibal ao DN. Para já, a caixa está apenas disponível em CD, mas a Compact Records prepara uma edição em vinil já para Março, revelou ainda o vocalista.
Do quarteto formado por Mão Morta, Corações Felpudos, O.D. Rainha do Rock & Crawl e Mutantes S.21, os três primeiros já tinham conhecido uma primeira reedição (com extras) em CD no final da década de 90 pela Nortesul, subsidiária da Valentim de Carvalho. Desta vez, no entanto, essas "sobras" ficaram de fora e os Mão Morta concentraram-se no "miolo". Luxúria Canibal justificou esta opção com a vontade de concentração "nos discos propriamente ditos".
Que tempo era este que os Mão Morta recordam agora? "(A nossa perspectiva) era igual à de hoje. Não pensávamos numa carreira, mas aproveitámos as oportunidades. Gravar era mais difícil. Os estúdios eram mais caros. Era tudo mais difícil. Hoje, fazem-se discos em casa que se podem distribuir pela Internet."
De álbum para álbum, os Mão Morta mostravam-se diferentes pelo que este período reflectiu "aprendizagem, quer nas técnicas de estúdio quer na própria composição". As mudanças de formação reflectiram-se também na personalidade do grupo. Em Mão Morta, Corações Felpudos e O.D. Rainha do Rock & Crawl, Zé dos Eclipses, um músico "com uma abordagem muito própria à guitarra" baseada nas melodias, era o principal compositor. Com a saída daquele que foi o autor de algumas das canções mais marcantes da banda e consequente "substituição" por Carlos Fortes no papel de compositor, o som mudou. E foi então que nasceu o álbum em que os Mão Morta deixavam o "gueto do alternativo puro e duro" para se tornarem uma banda de dimensão nacional. "Tínhamos tido problemas de distribuição dos dois discos anteriores e o Mutantes S.21 salvou-nos. Havia uma inércia instalada e a banda tinha- -se tornado quase invisível. Praticamente, não dávamos concertos", recorda.
Gerou-se, então, uma febre em torno dos Mão Morta e uma grande quota-parte dessa responsabilidade deveu-se a Budapeste. "O vídeo foi o grande responsável. Passou semanas consecutivas no primeiro lugar do Vira o Vídeo (do então segundo canal) e o programa era diário. A partir dessa visibilidade, a canção foi parar às rádios e o disco começou a vender." O efeito ricochete afectou o grupo e, depois de quase "morrerem", os Mão Morta passaram a estar em risco "por excesso de visibilidade". Acto contínuo, excluir Budapeste do alinhamento dos concertos.O sucesso acabou por lhes valer um contrato com a BMG e o disco seguinte, Vénus em Chamas, também praticamente impossível de encontrar no mercado a não ser em segunda mão, "não teve Budapeste nem rádios, mas vendeu por ser o sucessor do outro", defende Adolfo Luxúria Canibal.
Curiosamente, esta "transferência" para uma multinacional encontra um paralelo com o contexto actual. Os Mão Morta assinaram pela Universal, que irá editar Pesadelo em Peluche. E, garante, estar numa editora com estas dimensões nunca foi um problema "em questões de independência".
-Diário de Notícias (Davide Pinheiro)
Revista Wired propõe internet para Nobel da Paz em 2010
A internet foi proposta pela edição italiana da revista “Wired” para o prémio Nobel da Paz em 2010. O argumento é que a ferramenta trouxe avanços para o “diálogo, o debate e o consenso completo da comunicação”, bem como a promoção da democracia. O Comité ainda não confirmou a informação. A tradição manda que a lista com os nomes seja mantida em segredo durante 50 anos.
Logo em Dezembro o redactor-chefe da Wired italiana criou um site onde procurava apoios para a nomeação da Internet ao galardão.
Entre os apoiantes da ideia temos nomes como o estilista Giorgio Armani e o Nobel da Paz de 2003, Shirin Ebadi.
A nomeação está a causar polémica havendo já quem se questione sobre quem irá receber o prémio, caso a Internet vença o prémio.
-ionline (Marta Cerqueira)
"Snowpocalypse": tempestade de neve deixa EUA em estado de alerta - vídeo
Uma tempestade de neve, acompanhada de vento forte, atingiu hoje a capital dos EUA e outros Estados do Atlântico, causando pelo menos dois mortos - um pai e filho que foram atropelados por um camião numa estrada na Virgínia – e a paralisação da região.
Com ventos a soprarem a 90 quilómetros por hora, a neve que se foi acumulando nas ruas e passeios chegou a ultrapassar os 60 centímetros de altura. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta de 24 horas para a área metropolitana de Washington-Baltimore, até às 22h00 de hoje (03h00 de domingo em Lisboa). Moradores foram aconselhados a permanecer em casa, pois a situação pode ainda vir a agravar-se com a neve a alcançar um metro de altura. "As estradas estão impraticáveis (...) ao que se soma os cortes de fornecimento de energia", disse à Agência AFP Ed McDonough da Agência de Gestão de Emergências de Maryland, onde 150 mil pessoas terão ficado sem luz e sistemas de aquecimento.
Já apelidada de “Snowpocalypse” e “Snowmageddon”, a tempestade levou à declaração do estado de emergência nos Estados Maryland, Virgínia e Columbia.
Muitos voos foram cancelados nos três principais aeroportos da zona de Washington-Baltimore e no Aeroporto Internacional de Filadélfia. Todos os transportes públicos foram suspensos, exceptuando algumas linhas de metro.
A neve chega pouco depois da tempestade de 19 de Dezembro, quando caíram mais de 40 centímetros de neve sobre Washington. Nevões desta intensidade são raros na região. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, Washington apenas teve mais 30 centímetros de neve em 13 ocasiões desde 1870.
Veja aqui como está Washington D.C.
-ionline (Sara Sanz Pinto)
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Death Note (3)
Death Note 1-37 (online)
EPISÓDIOS ONLINE:
———————————————————————-
01 – Death Note – Renascer
http://animalog.com.br/?p=165
———————————————————————-
———————————————————————-
02 – Death Note – Confronto
http://animalog.com.br/?p=179
———————————————————————-
———————————————————————-
03 – Death Note – Acordo
http://animalog.com.br/?p=184
———————————————————————-
———————————————————————-
04 – Death Note – Perseguição
http://animalog.com.br/?p=288
———————————————————————-
———————————————————————-
05 – Death Note – Diplomacia
http://animalog.com.br/?p=290
———————————————————————-
———————————————————————-
06 – Death Note – Tentação
http://animalog.com.br/?p=721
———————————————————————-
———————————————————————-
07 – Death Note – Desligamento
http://animalog.com.br/?p=723
———————————————————————-
———————————————————————-
08 – Death Note – Horizonte
http://animalog.com.br/?p=731
———————————————————————-
———————————————————————-
09 – Death Note – Contato
http://animalog.com.br/?p=733
———————————————————————-
———————————————————————-
10 – Death Note – Suspeita
http://animalog.com.br/?p=735
———————————————————————-
———————————————————————-
11 – Death Note – Colisão
http://animalog.com.br/?p=745
———————————————————————-
———————————————————————-
12 – Death Note – Esconderijo
http://animalog.com.br/?p=747
———————————————————————-
———————————————————————-
13 – Death Note – Confissão
http://animalog.com.br/?p=749
———————————————————————-
———————————————————————-
14 – Death Note – Amigo
http://animalog.com.br/?p=751
———————————————————————-
———————————————————————-
15 – Death Note – Jogo
http://animalog.com.br/?p=753
———————————————————————-
———————————————————————-
16 – Death Note – Decisão
http://animalog.com.br/?p=1295
———————————————————————-
———————————————————————-
17 – Death Note – Execução
http://animalog.com.br/?p=1299
———————————————————————-
———————————————————————-
18 – Death Note – Sociedade
http://animalog.com.br/?p=1301
———————————————————————-
———————————————————————-
19 – Death Note – Matsuda
http://animalog.com.br/?p=1305
———————————————————————-
———————————————————————-
20 – Death Note – Paliação
http://animalog.com.br/?p=1307
———————————————————————-
———————————————————————-
21 – Death Note – Atividade
http://animalog.com.br/?p=1309
———————————————————————-
———————————————————————-
22 – Death Note – Guia
http://animalog.com.br/?p=1311
———————————————————————-
———————————————————————-
23 – Death Note – Climax
http://animalog.com.br/?p=1313
———————————————————————-
———————————————————————-
24 – Death Note – Ressureição
http://animalog.com.br/?p=1316
———————————————————————-
———————————————————————-
25 – Death Note – Silêncio
http://animalog.com.br/?p=1322
———————————————————————-
———————————————————————-
26 – Death Note – Reencarnação
http://animalog.com.br/?p=1330
———————————————————————-
———————————————————————-
27 – Death Note – Sequestro
http://animalog.com.br/?p=1336
———————————————————————-
———————————————————————-
28 – Death Note – Impaciência
http://animalog.com.br/?p=1338
———————————————————————-
———————————————————————-
29 – Death Note – Pai
http://animalog.com.br/?p=1340
———————————————————————-
———————————————————————-
30 – Death Note – Transferir
http://animalog.com.br/?p=1343
———————————————————————-
———————————————————————-
31 – Death Note – Transferência
http://animalog.com.br/?p=1348
———————————————————————-
———————————————————————-
32 – Death Note – Escolhido
http://animalog.com.br/?p=1354
———————————————————————-
———————————————————————-
33 – Death Note – Desdém
http://animalog.com.br/?p=1357
———————————————————————-
———————————————————————-
34 – Death Note – Espreita
http://animalog.com.br/?p=1359
———————————————————————-
———————————————————————-
35 – Death Note – Sanguinolência
http://animalog.com.br/?p=1362
———————————————————————-
———————————————————————-
36 – Death Note – 28/01
http://animalog.com.br/?p=2756
———————————————————————-
———————————————————————-
37 – Death Note – Novo Mundo
http://animalog.com.br/?p=2758
———————————————————————-
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Death Note (2)
Bill e Melinda Gates dão dez mil milhões para vacinar os pobres
É o homem mais rico do mundo e um dos maiores filantropos da actualidade. No Fórum de Davos, Bill Gates não quis falhar à sua reputação e fez a maior doação de sempre para uma única causa. A Fundação do ex-patrão da Microsoft e da mulher, Melinda, vai doar dez mil milhões de dólares na próxima década para ajudar a desenvolver vacinas que, garante, poderão salvar perto de nove milhões de crianças nos países pobres.
"As vacinas são um milagre. Com apenas algumas doses, podem prevenir doenças mortais para toda a vida", explicou Melinda Gates em Davos, a estância de esqui dos Alpes suíços que todos os anos recebe líderes mundiais e patrões das grandes empresas. A Fundação Gates está convencida que "se acelerarmos a entrega de vacinas para chegarmos a uma cobertura de 90% da população, incluindo novas vacinas para a diarreia e pneumonia, seria possível impedir a morte de 7,6 milhões de crianças com menos de cinco anos até 2019". Além disso, a introdução da vacina contra o paludismo a partir de 2014 ajudaria a salvar mais 1,1 milhões de crianças.
Desde que deixou a presidência da Microsoft a tempo inteiro, Gates tem-se dedicado à fundação criada pela sua mulher. Com uma fortuna avaliada em 40 mil milhões, segundo a revista Forbes, o americano é conhecido pela sua vertente humanitária, tendo já doado fundos para causas como a sida ou a tuberculose. Empenhada em desenvolver a saúde, educação e agricultura nos países em desenvolvimento, a Fundação Bill e Melinda Gates já doou mais de 20 mil milhões de dólares desde a sua criação, em 1994.
A última iniciativa do homem mais rico do mundo foi saudada pela Organização Mundial de Saúde. A directora Margaret Chan admitiu que o compromisso da Fundação "não tem precedente", mas sublinhou que é "só uma pequena parte do esforço necessário". O Chronicles of Philantropy, jornal que cobre organizações sem fins lucrativos, garantiu que esta é a maior doação feita por uma fundação para uma única causa.
Se a doação milionária do casal Gates dominou o dia em Davos, a situação da economia grega não ficou esquecida. Apesar dos esforços do primeiro-ministro Georges Papandréou para acalmar os mercados e garantir que o seu país conseguirá restabelecer as suas finanças sozinho, muitos dos presentes continuaram cépticos. A explosão do défice e da dívida gregos além de ter agitado os mercados mundiais, ameaça a recuperação económica e a saída da crise.
A nível diplomático, a reunião da tarde sobre o Afeganistão acabou por acontecer sem a presença do Presidente afegão, Hamid Karzai. Depois de uma passagem por Londres, onde participou numa cimeira sobre a reabilitação do seu país, Karzai preferiu voltar directamente a Cabul.
O Médio Oriente, por seu lado, devia dominar os encontros bilaterais e o Rei Abdullah II da Jordânia tinha agendado um discurso sobre a situação naquela região.
-Diário de Notícias (Helena Tecedeiro)
-info plantão (imagem)
Apple cumpriu o esperado e apresentou o iPad
A demonstração feita por Steve Jobs mostrou um aparelho que funciona essencialmente como um iPod Touch em ponto grande e que se chama iPad, um dos nomes que já tinha sido antecipado.
"Para criar uma terceira categoria de dispositivos, estes dispositivos terão de ser muito melhores em algumas tarefas-chave", afirmou Jobs. "Que tipo de tarefas? Coisas como navegar na Web, e-mail, fotos, vídeo, música, jogos e livros electrónicos".
"Os netbooks não são melhores a fazer nada. Não são melhores do que um portátil em nada. São apenas portáteis baratos", declarou Steve Jobs, ignorando o facto de estes computadores serem mais leves e mais pequenos do que os restantes portáteis.
Os tablet PC (computadores finos, sem teclado e com o ecrã sensível ao toque) já foram chamados "computadores de sofá". E o presidente da Apple fez parte da demonstração sentado numa poltrona, indicando que o aparelho vai servir para entretenimento e consumo de informação e não para trabalho.
Em relação à navegação na Web, Jobs defendeu que o iPad é "muito melhor do que um portátil, muito melhor do que um smartphone".
O iPad tem um ecrã de 9,7 polegadas, pesa cerca de 680 gramas e ronda os 1,3 centímetros de espessura.
Consoante os modelos, a capacidade de armazenamento está entre os 16 e os 64 Gb. O processador é de 1Ghz.
O iPad tem bluetooth e capacidade de ligação Wi-fi. Alguns modelos estão equipados com ligação 3G e, nestes casos, estarão desbloqueados, o que significa que podem ser usados com cartões de qualquer operadora. Segundo a Apple, a bateria dura dez horas.
Os modelos sem 3G estarão disponíveis em todo o mundo dentro de dois meses. Já para comprar um iPad com este tipo de ligação será preciso esperar três meses.
Os modelos sem 3G vão custar nos EUA 499 dólares (16Gb), 599 dólares (32Gb) e 699 dólares (64 Gb). Os modelos com 3G são mais caros: 629, 729 e 829 dólares. Tipicamente a empresa faz uma transposição directa dos preços para a Europa, sem atender à taxa de câmbio.
Aplicações
As 100 mil aplicações que já estão disponíveis online para o iPhone e o iPod Touch podem ser descarregadas para o iPad, exactamente da mesma forma.
A loja de aplicações da Apple é a maior loja do género e é em boa parte responsável pelo sucesso do iPhone. E a Apple não quis deixar de aproveitar a estrutura já desenvolvida. Contudo, é possível desenvolver aplicações específicas para o iPad, que aproveitam o ecrã maior e a maior capacidade de processamento.
A produtora de videojogos Gameloft ( que tem desenvolvido vários títulos para iPhone/iPod Touch) foi convidada a subir ao palco para uma demonstração, numa indicação de que, tal como já aconteceu com o Touch, o iPad vai também posicionar-se como uma consola portátil de jogos, destinada sobretudo aos jogadores casuais.
Confirmaram-se ainda as fugas de informação relativamente a uma aplicação do "New York Times". O jornal, que anunciou recentemente uma nova estratégia para cobrança de conteúdos digitais, desenvolveu uma aplicação própria para o iPad.
Menos esperada era uma versão do iWork, que é um conjunto de aplicações de produtividade da Apple (como processadores de texto e editores de folhas de cálculo). O iWork para o iPad significa que a empresa não quer deixar de fora a possibilidade de vender o aparelho como um dispositivo de trabalho que, em algumas circunstâncias, pode ser uma alternativa a um computador.
iBooks
Steve Jobs regressou ao palco para anunciar uma aplicação de leitura de livros electrónicos chamada iBooks e uma loja online de livros, chamada iBookstore, que funcionará de forma semelhante ao iTunes, mas que estará disponível apenas nos EUA.
Isto faz com que o iPad seja uma adversário sério para leitores de livros electrónicos como o Kindle (da Amazon) e outros aparelhos do género. Estes dispositivos, embora tenham vantagens para a leitura de textos longos (graças aos ecrãs a preto e branco de tinta electrónica), são leitores dedicados e praticamente não permitem outras funcionalidades que o iPad oferece.
O mercado dos tablets não é novo e já muitas marcas fizeram incursões no sector, embora com uma penetração reduzida no mercado. No início deste mês, também a Microsoft anunciou estar a trabalhar com vários fabricantes de computadores (entre os quais a HP) para o fabrico de tablets, que serão equipados com o Windows 7.
-ClickPB
Campus Party deixa São Paulo com promessas para 2011
Na área aberta, enquanto a banda Game Boy tocava em um palco, próximo dali, na banca da Nokia, a produtora de eventos Alessandra Ferreira trazia a sobrinha para brincar com o equipamento de realidade aumentada. "Gostei de estourar as bolinhas", disse Clarice, de 8 anos. "Eu já gosto de tecnologia, mas meus sobrinhos nem se fala", disse Alessandra.
Pensando em 2011
Já para os amigos do interior de São Paulo, Tamires Barbosa e Rafael da Silva, o evento teve um interesse de aprendizado. Ambos aproveitaram para assistir palestras sobre as áreas de comunicação e de software livre para conhecer um pouco mais sobre as áreas em que actuam. "Acredito que o melhor foi o debate que algumas palestras apresentaram. Foi possível trocar experiências e interagir", afirmou Tamires.
Para os "campuseiros" Rafael Valois e José Nunes, ambos de São Luís no Maranhão, o evento teve outro sabor. Valois participou de uma promoção da rede social Zero X para conseguir seguidores (com pelo menos dois mil amigos) e ganhou ao todo R$ 4.500. Nunes facturou o terceiro lugar, voltando para o Maranhão com mais R$ 1.000 na carteira.
"Foram dias sem almoçar, sem tomar café", disse Valois. "Tentei vir aqui na área externa algumas horas, assisti a algumas palestras. Mas era difícil, eu tinha que correr de volta para o computador", explica, revelando a necessidade de se manter conectado. "O mais legal foi trocar ideia com a galera de blogs". Para ambos, foi a primeira experiência com a Campus Party. "Vamos voltar no ano que vem com certeza", declararam.
Rafael, no entanto, também aproveitou ainda para participar de um do campeonato de Street Fighter, do painel de games da Campus Party. O estudante de design não foi longe na competição, mas também afirmou voltar ao evento no próximo ano. "É a primeira vez que venho e gostei muito ", disse.
Debates produtivos
Para Marcelo Branco, director do evento, superou as expectativas. "Ainda não tenho os números, mas foram mais de 100 mil pessoas visitando, com mais de seis mil campuseiros", disse já no aeroporto de Congonhas, rumo a Porto Alegre (a assessoria de imprensa informou que os dados serão divulgados nesta segunda-feira). "Temas estratégicos foram discutidos, como o Marco Civil, o plano nacional de banda larga e os direitos humanos na web. Isso elevou o nível, com representantes da esfera pública conversando com internautas".
Em entrevista colectiva na segunda-feira, Branco afirmou que o evento está confirmado para 2011, embora ainda não saibam se continuará acontecendo no Centro de Exposições Imigrantes.
-eBand (adaptado)
NASA autoriza lançamento do Endeavour em Fevereiro
O lançamento está previsto para esse dia, um domingo, às 4:39 horas locais, do Centro Espacial Kennedy, próximo ao Cabo Canaveral (Florida), acrescentou a Nasa.
Este é um dos últimos lançamentos de um vaivém espacial; esses veículos da frota espacial norte-americana devem ser retirados de serviço no fim de Setembro.
Apenas mais cinco voos, incluindo o da Endeavour, estão planeados, de acordo com a Nasa.
-Diário Digital
Alfa Pendular e Intercidades mais caros a partir de hoje
Fonte da CP anunciou à Lusa que as viagens nos comboios de longo curso vão ficar mais caras já a partir de hoje, depois de três anos sem alterações de preços.
A subida prevista pode variar entre 50 cêntimos e 1,50 euros, excepção apenas nos bilhetes de viagens em Évora e Beja que se mantêm, devido a futuras intervenções na linha.
A título de exemplo, a mesma fonte explicou à Lusa que os bilhetes de Alfa Pendular entre Lisboa e Porto e Lisboa e Coimbra ficam um euro mais caro nas duas classes (conforto e turística).
-Fábrica de Conteúdos