A Intel e Nokia surpreenderam hoje, primeiro dia do Mobile World Congress (MWC 2010), conferência sobre mobilidade realizada em Barcelona, Espanha, ao anunciarem a criação do sistema MeeGo, fusão das plataformas Moblin e Maemo. O MWC 2010 decorre até quinta-feira.
As primeiras versões do novo sistema estarão disponíveis no segundo semestre de 2010 e rodarão numa vasta gama de dispositivos móveis, de telemóveis a sistemas embarcados, passando pelos PDAs, MIDs, TVs Digitais e netbooks, fabricados pela Nokia e também por outros clientes Intel.
Segundo as empresas, os interessados na plataforma MeeGo, baseada no Linux, poderão contar com o suporte do Intel App Center para o desenvolvimento de aplicações que serão disponibilizadas aos utilizadores finais através da Ovi Nokia Store. Para facilitar, a Nokia avisa que a próxima versão do Maemo será 100% compatível com o MeeGo.
O MeeGo usa o núcleo Moblin, considerado até aqui o sistema operacional de inicialização mais rápida que se tem notícia: 2 segundos. A combinação com o Maemo vai possibilitar o uso de ambientes bastante usados no desenvolvimento de aplicações móveis como o Qt.
-Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário