Está confirmada a redução do número de casos de gripe em Portugal. De acordo com o relatório semanal do Ministério da Saúde, foram tratados quase menos seis mil casos de gripe na semana de sete a 13 de Dezembro, o que significa que esta é já a segunda semana consecutiva com redução do número de novos casos.
O relatório refere que foram observados 14 518 doentes nos serviços de saúde, quando na semana anterior o número superava os 20 mil (20 506). Nesta semana houve mais nove óbitos, a que se junta um 46.º caso identificado já no dia 15, relativamente a um homem de 88 anos. Na passada semana, as contas ficaram-se nos 32 casos. A tutela refere ainda que, durante este período, estiveram internados 133 doentes, dos quais 25 em unidades de cuidados intensivos.
Apesar de a infecção continuar centrada nas escolas, houve também uma redução do número de focos: nesta semana foram notificados 65 clusters em escolas., quando entre 30 de Novembro e 6 de Dezembro eram 94 focos.
As crianças até aos 12 anos vão poder ser vacinadas contra a gripe A este mês, anunciou ontem a ministra da Saúde, Ana Jorge, à margem de uma cerimónia sobre os 25 anos da Revista Portuguesa de Saúde Pública, refere a Lusa.
As crianças estavam incluídas no grupo C e a sua vacinação estava prevista para Janeiro. Entretanto, como os adultos inseridos nos outros grupos prioritários só receberam uma dose - e não as duas inicialmente previstas - vão poder beneficiar das doses que sobraram. O grupo C inclui ainda crianças com mais de seis meses fora do grupo A e B, obesos, dadores de sangue, entre outros.
-Diário de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário